
Você sabia que é possível fazer a portabilidade de seu financiamento imobiliário para outros bancos?
Isso mesmo, assim como existe a portabilidade de celular, onde você pega o seu número de celular e muda para outra operadora, é possível mudar seu financiamento imobiliário para outro banco.
Qual a vantagem de fazer a portabilidade do financiamento de seu imóvel?
Só é vantajoso fazer a portabilidade do seu financiamento na hipótese da taxa de financiamento de imóveis em outro banco estiver menor do que a taxas que você paga atualmente, diminuindo sua dívida com o financiamento.
É importante saber que essas taxas de financiamento são flutuantes, assim sendo, servem de parâmetro para analisar se o momento é oportuno para financiar um imóvel, de acordo com as taxas do momento.
Digamos que você possui um financiamento realizado há dois anos, será que não é possível passar o financiamento para um outro banco e consecutivamente reduzir a dívida do financiamento? Pois se as taxas do financiamento diminuirem, o valor do financiamento pode diminuir drasticamente.
Imagine alguém que fez um financiamento no ano de 2015. No ano de 2016, diagamos que a taxa do financiamento esteja de 11% ao ano. Se hoje, no ano de 2020 tem um outro banco ofertando uma taxa de financiamento de 8%, você pode fazer uma portabilidade! Reduzindo de imediato a dívida do financiamento.
Quando trabalhamos com contratos, dependendo do valor que o mutuário vai financiar, aumenta proporcionalmente a renda necessária para pagar o financiamento, assim como a parcela do financiamento será maior.
Dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) há um limite de comprometimento de renda, onde a prestação não pode ultrapassar 30% do quanto a pessoa ganha, então se eu financio mais e a taxa de juros é maior, o valor da minha prestação fica maior, consequentemente a renda que eu tenho para conseguir o financiamento terá de ser mais alta.
Dependendo de quanto é a taxa do financiamento e quanto você pode financiar, talvez o mutuário não consiga realizar o financiamento, se não tiver a renda mínima necessária para conseguir se enquadrar nas exigências desse sistema.
Procure sempre um(a) advogado(a) para lhe orientar e analisar o seu caso específico.
Você sabia dessa informação da possibilidade de portabilidade de financiamento?
Compartilhe essa informação com alguém que paga um financiamento de imóvel e precisa ter acesso ao conteúdo.